aipim

Afastando ratos

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cha de hortelã reduz pelos

Hortelã reduz pêlos femininos
Cientistas da Universidade Suleyman Demirel, na Turquia, descobriram que a planta pode ser uma alternativa natural para medicamentos que corrigem desequilíbrios hormonais.

Para homens, o chá não é recomendado pelos pesquisadores turcos, porque, aparentemente, contribui para reduzir a libido.
Cientistas turcos garantem que tomar chá de hortelã duas vezes ao dia reduz os níveis de hormônio sexual masculino no corpo da mulher e, conseqüentemente, impede o crescimento excessivo de pêlos escuros e grossos na barriga, seios e rosto – fenômeno chamado hirsutismo. A constatação é resultado de um estudo que fizeram na Universidade Suleyman Demirel, na Turquia, e está detalhado na edição mais recente da revista especializada Phytotherapy Research.

O hirsutismo geralmente é ligado a desequilíbrios hormonais e é comum entre mulheres que têm a síndrome do ovário policístico. A condição é normalmente tratada com drogas que reduzem os níveis do hormônio andrógeno, ou masculino, no corpo da mulher. Os cientistas turcos dizem que a hortelã pode ser uma alternativa boa e natural.

Toda mulher produz uma quantidade pequena de hormônios masculinos, entre eles a testosterona. Quando há disfunção e a produção é acima do que se considera normal, os pêlos do corpo se tornam mais espessos e visíveis.

Os pesquisadores envolvidos no trabalho partiram de um fato noticiado na imprensa: o consumo da hortelã fora associado a uma redução na libido de homens em uma cidade chamada Isparta, da região Sudeste da Turquia.

Para estudar os efeitos da planta em mulheres, 21 voluntárias com hirsutismo, 12 sofrendo da síndrome do ovário policístico, tomaram dois copos de chá de hortelã por dia durante cinco dias. Cada copo foi preparado com 250ml de água fervente e 5 gramas de folhas secas. A infusão foi bebida entre cinco e 10 minutos após o preparo.

Os pesquisadores verificaram uma diminuição significativa nos níveis de testosterona ativa no sangue e o aumento em vários hormônios femininos.

"Cuidado se vc toma pilula anti concepcional"




Entretanto, não houve diminuição nos níveis gerais de testosterona, uma indicação de que o hormônio estava acoplado a proteínas na corrente sangüínea e inativo.

Para os cientistas turcos, é possível que a hortelã tenha a propriedade de afetar o metabolismo de hormônios como a testosterona ou influir diretamente na síntese de hormônios andrógenos.

A coordenadora do estudo, Mehmet Numan Tamer, disse que é preciso fazer mais pesquisas sobre o assunto. “Esse estudo mostra que a hortelã pode ser uma alternativa boa e natural para mulheres com sintomas leves”, disse ela. “Agora precisamos aprofundar as pesquisas, para testar a confiabilidade dessa descoberta, e para ver até que ponto a redução nos andrógenos ajuda mulheres com hirsutismo leve.”
Comentando a pesquisa, Richard Sharpe, da unidade de Human Reproductive Sciences do Medical Research Council, em Edimburgo, disse que o estudo é mais uma indicação de que plantas podem ter efeito em hormônios humanos. Ele recomendou às mulheres que sofrem de hirsutismo ou da síndrome do ovário policístico, no entanto, a primeiro procurar a medicina tradicional para tratamento.

“A mudança (produzida pela hortelã) é relativamente modesta e os pesquisadores não mostraram no estudo se haveria qualquer conseqüência para as mulheres", alertou Sharpe. “Para muitos compostos derivados de plantas, é difícil usar esse tipo de observação genérica para estudar os mecanismos e descobrir qual é o composto ativo”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.