aipim
terça-feira, 31 de maio de 2011
Gatinha abraçando carinhosamente seu filhote
MOMENTO CUTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
""Amei muito linduuuuuuuuu"
como POUPAR
1- Dê um fim aos cartões e cheques
Apesar deles terem sido inseridos em nossa sociedade já tem tempo, muita gente ainda não sabe como usá-los e tem a sensação de que não estão gastando. Não te-los por perto é a melhor saída.
2- Saia de casa com o dinheiro contado
Novamente, se não está no bolso, você não tem como gastar. Com o tempo você pode aprender a manter algum dinheiro guardado na carteira para qualquer emergência.
3- VENDA! VENDA! VENDA!
Bem, não é exatamente economia, mas se sua casa for como a minha, ainda está abarrotada de coisas que podem ser removidas. Separe um dia (à noite, no final de semana, assim você não gasta saindo) e junte tudo que não quer/precisa mais. Tire algumas fotos e anuncie.
Lembre, se é algo que você não quer mais, qualquer valor que te pagarem será melhor do que algo guardado e juntando poeira.
4- Fique em casa
Para mim é bem difícil fazer isso, adoro sair, mas com metas a serem cumpridas, temos que nos sacrificar. Depois de passar alguns dias juntando as coisas que não precisa mais e vendendo, você pode assistir a um filme, ou jogar alguma coisa. Até beber em casa é mais barato do que na rua.
5- Estude seus hábitos
Isso mesmo, estude e entenda melhor porque você gasta tanto e o que pode fazer para economizar mais. Muitas vezes uma simples compulsão por comprar sempre a bugiganga que o menino oferece na rua, ou dar uma esmola podem estar te prejudicando mais do que imagina.
sábado, 28 de maio de 2011
DICAS caseiras
DICAS CASEIRAS
Roupas manchadas por roupas coloridas
Numa panela, que caiba a roupa manchada, ferva água suficiente para cobrir a roupa em questão. Depois de ferver, coloque uma boa quantidade de açúcar, junte a roupa e deixe fervendo ate que a mancha desapareça.
Este truque só serve para roupas que não encolham e de algodão, tecido sintético não pode. E se forem coloridas, verifique se a cor é firme.
Solução forte para limpeza dos azulejos e pisos
Faça uma mistura de:
½ xícara (chá) de vinagre branco,
1/4 de xícara (chá) de bicarbonato de sódio
½ de amônia em um litro de água.
Misturar bem e passar nos azulejos e pisos sujos ou encardidos.
Deixe agir por uns 10 minutos, depois lavar normalmente com água e sabão.
Óleo para celulite
100ml de óleo de semente de uvas
3 gotas de óleo essencial de alecrim
3 gotas de óleo essencial de lavanda
Misture os óleos essenciais ao óleo de uva e faça massagens nas partes do corpo afetadas pela celulite.
Não se trata de uma massagem enérgica, mas suave, circular, dando leves pancadinhas com as mãos em conchas.
Faça massagens diariamente para que os resultados sejam mais rápidos.
Atenção: o óleo de sementes de uva e os óleos essenciais de alecrim ou lavanda se compram em farmácias naturais ou de manipulação.
Como limpar o tampo (mesa) de inox do fogão?
* A limpeza normal deve ser feita com água, sabão neutro e uma esponja de náilon, macia, depois de cada uso.
* Para remover gorduras e manchas mais resistentes, faça a limpeza utilizando
detergente comum.
Atenção: Nunca utilize esponja de aço comum na limpeza dos componentes de inox do seu fogão, de pias, cubas, enfim qualquer objeto de inox, porque além de arranhar, ela deixa minúsculas partículas que podem vir a provocar manchas, que não saem nunca mais.
* Você pode também usar na limpeza mais pesada um pouco de bicarbonato de sódio umedecido com um pouquinho de vinagre de maçã. Lavar normalmente e secar com um paninho macio.
* Manchas de Água em Inox - utilize álcool ou vinagre branco.
* Para Tirar Riscos – passar um pano macio, embebido em fluido de isqueiro, sobre os riscos, esfregando delicadamente. Repetir a operação se necessário e depois dar brilho com uma flanela.
Nunca usar materiais abrasivos como palhas de aço, saponáceos, etc.
Após a lavagem, passar pano com álcool para devolver brilho natural ao aço inox.
* Se o inox estiver velho, opaco – lave com sabão em pó (esta dica serve para qualquer peca de inox).
* Não há nada melhor para limpar as peças em inox que esfregá-las com bicarbonato de sódio umedecido com um pouquinho de vinagre de maçã
* E se você tiver panelas de Inox – uma pouco de farinha de trigo numa flanela e passe delicadamente na panela, é ótimo polidor para panelas de inox.
Repelente de traças
Todos conhecem o capim limão, também conhecido por chá-de-estrada, capim-cheiroso, capim-cidreira.
Atenção! Muita gente confunde o capim-limão com a erva-cidreira. De fato as duas espécies têm uma substância em comum, o citral, responsável pelo aroma. Mas são diferentes, até no visual. As folhas do capim limão são finas e compridas e as da erva cidreira, são gordinhas.
Ele cresce em moitas que alcançam de 60 a 80 centímetros de altura. Suas folhas são finas, pontiagudas, ásperas e cortantes.
O aroma da planta é cítrico, muito parecido com o do limão. Insetos, como a traça, odeiam esse cheiro. Por isso, além de deixar o ambiente perfumado, os sachês recheados de folhas picadas servem como repelente.
* Como fazer o sache?
Corte as folhas frescas, ponha-as em saquinhos e espalhe-os em gavetas e armários. Quando ficarem secas e sem cheiro, será hora de trocar o recheio.
Detergente multiuso
Água, vinagre, amônia liquida (amoníaco) bicarbonato de sódio, bórax ou acido bórico (a venda em farmácias)
Em 1 litro de água morna (cerca de 45ºC), coloque 1 colher (sopa) de vinagre, 1 colher (sopa) de amoníaco, 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 colher (sopa) de bórax ou acido bórico.
Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição mãos multiusos convencionais.
Mantenha os detergentes fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Esta receita e para 1 litro de água, aumente proporcionalmente.
Forros (tetos) de gesso
Em forros de gesso não se deve permitir impactos, pois podem quebrar.
Não fixar ganchos ou suportes para pendurar vasos ou qualquer outro objeto, pois os forros não foram dimensionados para suportar peso.
Os forros de gesso nunca podem ser molhados, pois o contato com a água faz com que o gesso se decomponha.
O bolor (manchas) no teto dos banheiros e da cozinha é causado pela umidade do banho ou preparo das refeições. Para evitá-lo, mantenha as janelas abertas durante e após o uso do ambiente. Para remover tais manchas no caso de seu aparecimento, utilizar água sanitária. Recomenda-se que os forros dos banheiros sejam repintados anualmente com tintas acrílicas.
Cãibras
Coloque um bom punhado de folhas de arruda bem lavadas e secas, num litro de álcool comum (não se esqueça que agora, se compra álcool em farmácias comuns).
Despeje este álcool com a arruda, de preferência numa garrafa escura, pode ser uma garrafa de cerveja bem lavada, tampe com uma rolha e deixe em lugar arejado, mas que não bata sol, por uma semana.
Decorrido este tempo, a nossa solução para cãibras esta pronta, coe passando por um paninho fino e volte a garrafa.
Passe sobre o local, assim que sentir cãibras, fazendo massagens.
Poe guardar em lugar arejado e use ate acabar.
Lábios ressecados e peles soltas
cabe com o ressecamento dos lábios e elimine as peles soltas passando neles uma escova de dentes macia molhada em um creme hidratante.
Massageie delicadamente os lábios e a seguir enxágüe com água fria e aplique um batom hidratante ou manteiga de cacau.
Já na primeira aplicação você sentira a diferença, ínsita nisso ate sumir por completo.
Mas e sempre bom fazer uma consulta medica, para ver se não há alguma disfunção orgânica que esteja provocando estes sintomas. E não se esqueça de beber bastante água.
Odor de suor em roupas de tecidos sintéticos
As fibras sintéticas, retém o cheiro de suor, mesmo depois de lavadas.
Para acabar com este cheiro, mergulhe a roupa numa solução de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
Lave a roupa como de costume e faca isso no ultimo enxágüe.
E para os tecidos não sintéticos – basta colocar algumas gotas de limão numa panela com água e deixar ferver. Quando a água estiver fervendo, tire a panela do fogo e coloque a roupa de molho por alguns minutos.
Tenha cuidado apenas com roupas de tecidos muito finos, porque esta dica poderá danificá-los e também com roupas coloridas, verifique se a cor e firme.
Gavetas emperradas
Se você tem em casa aquelas gavetas que não correm para a frente quando você puxa, ou correm tortas, exigindo um esforço digno de um atleta, aqui esta uma solução simples e eficiente: aplique com um pano uma boa camada de cera de chão incolor (em pasta) ou parafina (que você pode comprar em casas de artesanatos), nos trilhos deslizantes que ficam nas laterais da gaveta, retire o excesso e pronto, recoloque a gaveta no lugar.
E por falar em gavetas, você tem umidade em suas gavetas? Acabe com a umidade, que costuma estragar rapidamente as roupas e facilita o mofo, colocando pedaços de cânforas dentro delas (cânfora se compra em farmácias).
Pomada caseira para varizes e hemorróidas
2 colheres (sopa) de lanolina sólida (a venda em farmácias)
2 colheres (sopa) de vaselina sólida (a venda em farmácias)
1 colher (sopa) de tintura mãe de bardana (a venda em farmácias naturais ou de manipulação)
1 colher (sopa) de tintura mãe de mil folhas )a venda em farmácias naturais ou de manipulação)
Misturar a lanolina aos poucos com as 2 tinturas. Mexer bem e acrescentar a vaselina.
Mexa, ate que o conteúdo fique homogêneo.
Aplique no mínimo 3 vezes ao dia, sobre as varizes ou hemorróidas e logo vai ter um alivio.
Manchas de ferrugem na roupa
As manchas de ferrugem em camisas e roupas, principalmente as brancas, costumam criar um aspecto desagradável. Mas você pode facilmente removê-las com ingredientes simples. Coloque um pano branco absorvente por baixo da roupa, sob a mancha, em contato com o tecido. De preferência, a roupa deve ser colocada ao sol e sobre a mancha deve ser aplicado suco de limão e sal até deixar bem úmido o local. O pano servirá para absorver esse líquido. Se a mancha persistir, basta colocar mais um pouquinho de limão e lavar com água morna até desaparecer.
Manchas de coca-cola
Manchas provocadas por Coca-Cola são das mais difíceis de serem removidas. É preciso agir rápido para não deixar o refrigerante estragar o tecido. Primeiro, esfregue um pouco de manteiga sobre o local. Depois lave a peça com bastante água quente e sabão em pó.
Roupas mais brancas
Se suas roupas brancas, principalmente as camisetas, estão amareladas, especialmente as roupas de algodão, basta fervê-las numa solução de água misturada com 1 colher de amoníaco ou suco de limão. Elas ficarão muito mais alvas, branquinhas como novas, mais bonitas e brilhantes.
Como limpar cintos de couro mofados? Como protegê-los do mofo futuro?
Antes de tudo, o ideal é limpar bem o cinto mofado com um pano úmido e deixar secar muito bem. Aliás, essa dica vale para qualquer produto em couro. Mas, atenção: essa secada no sol não pode ser feita de jeito nenhum em cintos de couro cru, sem tingimento, porque mancham. Após secar bem seu cintinho, você pode passar graxa incolor de calcados para hidratar o couro. Mais uma coisa: jamais use produtos inflamáveis, tais como álcool ou detergente, pois podem danificar seriamente sua peça. Para finalizar, caso o couro seja brilhoso, passe uma flanela bem seca para lustrá-lo. E para mantê-los sempre bonitos, repita esse procedimento uma vez a cada mês.
Tratamentos de espinhas
A amora silvestre de sabor ácido doce contém várias vitaminas, mas destaca-se por uma boa quantidade de potássio. Tem ação diurética e digestiva, além de servir como adstringente quando usada na pele.
Ingredientes:
1/2 xícara de amoras maduras e uma porção de leite que cubra as frutas.
Cozinhe as amoras no leite por 10 minutos, deixe esfriar. Cubra o rosto com uma gaze e sobreponha a papa de amoras protegendo a região dos olhos. Retire com água fria após 15 minutos.
Reaproveitamento de sabão
250 g de restos de sabão
½ litro de água fervente
1 colher (sopa) de glicerina liquida
Derreter os restos de sabão na água fervente.
Junte a glicerina e misture bem. Deixe esfriar e guarde num recipiente fechado.
Use como qualquer sabão habitual. A consistência é cremosa. Aumente proporcionalmente os ingredientes da receitinha, se quiser fazer uma quantidade maior.
Roupas manchadas de mofo
Se o tecido for lavável, molhe a mancha com leite cru e deixe exposto ao sol até o leite secar, se necessário repita a operação.
Pode também, substituir o leite por suco de limão, principalmente se o tecido for branco. Depois lavar com água e sabão e pendurar num cabide, ao sol.
Algumas manchas de mofo que aparecem com pontinhos pretos são muito difíceis de sair; mas experimente deixar a peça de molho em água bem quente com sal, deixando-a mergulhada até que a água esfrie. Em seguida leve ao sol, colocando sobre cada mancha sumo de limão e sal, deixando ficar por muitas horas. Depois lave normalmente.
Se o mofo for avermelhado, mergulha-se o tecido em água com um punhado de fubá. Leve ao fogo deixando ferver por algum tempo. Depois, enxágüe e exponha ao sol para quarar um pouco. Enxágüe novamente e deixe secar.
Nos tecidos de cor é só mergulhar a parte afetada em leite fervendo, até desaparecer o mofo. Lavar em seguida o local com água morna e vinagre branco.
Proceda da mesma forma se as suas toalhas de banho ou rosto estiverem manchadas de mofo.
Frieiras
Frieira ou pé-de-atleta são os nomes populares de uma infecção da pele causada por fungos e que atinge principalmente os pés.
O surgimento da frieira é causado por atrito, umidade nos pés, excessivo suor e falta de asseio. Geralmente, a contaminação ocorre em lugares públicos que tenham pisos úmidos, como por exemplo, piscinas, vestiários, saunas e pelo uso comum de toalhas e roupas de pessoas já infectadas.
Os sintomas dessa infecção são: irritação no espaço entre os dedos, que se torna avermelhado e dolorido, rachaduras na pele e, eventualmente pequenas bolhas que provocam muita coceira. Não coce as rachaduras ou as bolhas causadas pela frieira, pois você estará piorando ainda mais a irritação.
Se houver formação de pus, febre local ou inchaço nos pés, procure orientação médica.
Em casa você poderá cuidar desta forma: aquecer em banho-maria, em um recipiente de vidro, 1 xícaras (chá) de óleo de rícino. Quando o óleo estiver bem quente adicionar 15 gotas de essência de alfazema (1à venda em farmácias naturais ou casas de produtos naturais) e 1 pedra de cânfora amassada (à venda em farmácias) mexendo com uma colher de pau até a cânfora dissolver.
Quando tudo estiver dissolvido e misturado, retirar o recipiente de vidro do fogo (do banho-maria) Espere esfriar e friccione as frieiras com esta preparação 2 ou 3 vezes ao dia
Pode guardar para outras vezes, num vidro bem tampado e esterilizado
Limpando ferro elétrico
Apesar do ferro a vapor ter invadido o mercado, muitos ainda usam o ferro elétrico e se valem daquele velho sistema para limpa-lo, vela e isso funciona na hora, mas mal você acabou de passar suas roupas, já tem uma crosta de sujeira grudada na base do seu ferro.
Jamais use produtos abrasivos, como palha de aço, bom bril, sapólio.
Proceda desta forma: com o ferro desligado da tomada e frio, limpe a base da superfície do ferro com um pano umedecido em água e detergente neutro.
Seque-o bem com um pano macio e então passe um pouco de cera incolor para automóveis, enxugando logo a seguir com pano seco. Fica como novo!
Cuidados com as lingeries (calcinhas, sutiãs, bodys, camisolas, etc )
As lingeries costumam amarelar depois de várias lavadas, para que isto não aconteça, habitue-se deixá-las de molho em uma mistura de água e bicarbonato de sódio antes de lavá-las.
Lave-as na mão, nunca em lavadoras, com sabão neutro e sempre com água fria, não custa nada e elas durarão muito mais.
O calor do sol pode tirar a luminosidade da peça, por isso seque-as penduradas à sombra, as rendas e a lycra deformam sob o sol ou secadoras. Nunca torça, dê uma espremida para retirar o excesso de água, se tiver pressa enrole-as numa tolha e aperte para apressar a secagem.
Não passe à ferro, os tecidos das lingeries são de boa qualidade que dispensam o ferro.
Na hora de guarda-las coloque saches perfumados ou sabonetes nas gavetas, pode também colocar paninhos ou chumaços de algodão embebidos em seu perfume predileto, elas ficarão perfumadas. Afinal, uma frescurinha, nunca é demais.
Previna-se contra estrias
Junte 1 xícara de chá de leite azedo ou coalhado, um vidro de óleo de amêndoas doces e duas colheres (sopa) de mel. Misture bem até se transformar numa pasta. Assim que estiver pronto, passe esta pasta na barriga, cintura, nos braços, nas regiões de maior riscos de estrias. Deixe por 20 minutos e retire com banho de água fria. Guarde na geladeira no máximo por 1 semana.
Um truque sensacional para queimaduras
Se você que se queimou na cozinha, passando roupa, além da dor, do demorado processo de cicatrização, ainda tem a certeza que a mancha, a marca vai ficar, em muitos casos para sempre, para que isso não ocorra, faça o seguinte: bata uma clara de ovo em neve. Deixe descansar por alguns minutos. Retire o soro que ficou no fundo do prato. Aplique na queimadura, diariamente, durante o processo de cicatrização. Isso vai acelerar a cicatrização e não ficará nenhuma marca.
Obs.: Em caso de queimadura, não coloque pasta dental, café ou qualquer produto que abafe os póros. Apenas deixe em água corrente por alguns minutos.
Limpeza de óculos
Um dos maiores problemas de quem usa óculos é a limpeza. É comum recorrer ao primeiro pano, barra de camisa, pedaços de papel, que encontramos pela frente, mas isso resolve momentaneamente, embora possa trazer problemas do tipo entortar as hastes, tirar o equilíbrio da milemetragem e até mesmo soltar as lentes. E também, quando fazemos isso, apenas disfarçamos porque na verdade não retiramos acumulo de gordura nas lentes por causa da oleosidade natural da pele, do próprio suor, manipulação de qualquer jeito com as mãos suadas ou sujas.
Por isso mesmo, você que não vive sem seus óculos, aprenda este truque para manter as lentes sempre limpas e evitar o acumulo de gordura:
Providencie um recipiente largo, onde caiba os óculos
Dissolva um pouco de detergente liquido (lava-louças) em um pouco de água.
Segure os óculos pelas hastes e mergulhe as lentes no recipiente algumas vezes.
A seguir abra a torneira e passe seus óculos por água corrente.
Enxugue seus óculos com lenço de papel macio.
Faça isso pelos menos 2 vezes por semana, ou quando achar que é necessário. seus óculos permanecerão por mais tempo limpos e as lentes não vão engordurar tão rápido.
Roupas manchadas na hora de lavar
De preferência, na hora de lavar as roupas, separe-as: roupas brancas e roupas coloridas e lave-as separadamente também e faça o mesmo na hora de pendurá-las no varal para secar.
Mas às vezes por um descuido uma roupa clara ou branca, na hora de lavar foi manchada por uma roupa colorida e aí a gente se pergunta – e agora o que vou fazer?
O primeiro passo para resolver este problema é não deixar esta roupa secar com a mancha, imediatamente coloque-a em uma panela com água e um pouco de sabão em pó e ferva-a ligeiramente, a mancha será removida, se necessário esfregue o local e lave-a normalmente.
Por isso preste muita atenção na hora de pendurar a roupa para secar, com ela molhada é mais fácil resolver o problema.
Mas se você manchou uma roupa colorida, você só poderá fazer isso se a cor original for firme, normalmente a melhor coisa a fazer é tingi-la e isso você pode fazer em casa mesmo. Já se encontra até em supermercados tintas de tingimento de roupas, não são caras e muito fáceis de usar. Basta seguir a orientação do fabricante. Esta dica serve também se por um descuido você manchou a roupa colorida com água sanitária.
Aliás, o uso de água sanitária na hora de lavar a roupa é um problema, até mesmo roupas claras a gente mancha e se isso acontecer prepare uma boa mistura de água, sabão e água sanitária e deixe a roupa clara descorar completamente ou se igualar.
Conservando sapatos
Se seu par de sapatos estiver gasto, riscado, não pega brilho de jeito algum, e você não tiver um engraxate por perto, friccione neles um pedaço de batata crua molhada no álcool. Dê um tempo, a seguir engraxe normalmente. Viu como funcionou?
Outro truque para aqueles sapatos desgastados: após engraxar os sapatos pulverize-os levemente com spray para cabelos. Mas não use spray demais para não ressecar o calçado, o spray fixará melhor a graxa dando aspecto de novo. Ou então, passe uma camada de esmalte de unhas incolor sobre os locais mais desgastados dos sapatos.
Às vezes saímos de casa com sol e de repente o tempo muda, cai um toró, as ruas ficam inundadas e voltamos com os sapatos encharcados. Se acontecer isso com você, não cometa a bobagem de secar os sapatos perto do fogo, colocar no sol. no forno quente ou ainda atrás da geladeira para pegar o calor do motor. O que se recomenda é enfiar nos sapatos jornal amassado, bem prensado. O jornal absorverá a umidade e evitará que os sapatos se deformem.
Outra coisa, sapato apertado tira o bom humor, mas tem solução, um truque caseiro e artesanal. Umedeça com álcool a parte interna dos sapatos e recheie-os com jornal, bem amassado, também ensopado com álcool. Force bem o enchimento, deixe os sapatos em repouso por um dia, após este tempo é possível que os sapatos continuem úmidos, calce-os assim mesmo, pois isso ajudará a ajustar a forma no pé.
Sapatos que rangem, são desagradáveis, resolva esse problema também, passando no couro e esfregando, um pouco de óleo de linhaça aquecido.
Clareie os dentes amarelados
Cuidar dos dentes é uma preocupação constante na vida de muitas pessoas. Afinal, ter um sorriso brilhante conta muitos pontos positivos para você. Mas, se você acredita que só porque seus dentes deram uma amarelada, tudo está perdido. Está muito enganado. Atualmente, existem vários métodos odontológicos de clareamento dentário. Há também algumas soluções caseiras que permitem um sorriso mais bonito em pouco tempo e que dão resultados muito satisfatórios.
Folhas de goiabeira ou sálvia – mastigue folhas de goiabeira ou de Sálvia ou esfregue-as diretamente nos dentes.
Bicarbonato de sódio – umedeça o bicarbonato com gotas de água. Depois, com um algodão ou com o dedo, esfregue-o nos dentes a noite após a última escovada. Não coma e nem lave a boca até o dia seguinte.
Para quem tem os dentes amarelados por nicotina – retire a parte mais espessa do leite de magnésia do frasco. Esfregue nos dentes com o dedo ou algodão à noite quando for se deitar, após escovar os dentes. Não coma e nem lave mais os dentes até a manhã seguinte.
Para Acabar Com A Umidade Dentro dos Armários e Gavetas
Passe em todo interior do armário, das gavetas, do guarda roupa, um pano molhado em :
½ copo de vinagre branco
¼ de essência de alfazema (se compra em casas de essências, farmácias homeopáticas e casas de produtos naturais)
passe muito bem por todo interior do móvel
Deixe-o aberto até secar e repita esta operação, quantas vezes forem necessárias, até acabar com a umidade. Atenção:
* se o seu móvel for encerado, depois de bem seco, encere com cera comum de pisos incolor
* se o mofo já estiver instalado e for móvel de madeira, se tira com querosene
* pode também, pendurar dentro de um armário uma meia velha contendo serragem
* faça saches de cal, um amarrado de giz branco
* funciona também, furar uma lata com vários furos na tampa contendo um pedaço de carvão
* pedaços de cânfora espalhados pelos armários e gavetas.
Sopa para emagrecer
4 cebolas grandes
2 pimentões verdes
4 tomates inteiros
1 maço de salsão
1 repolho grande
4 cenouras grandes
2 pacotes de sopa de cebolas (pronto)
3 cubos de caldo de carne ou de galinha
Corte os vegetais em pedaços. Cubra-os com água e deixe ferver por 40 minutos (nesta hora coloca a sopa de cebola). Depois de fervido, deixe em fogo brando até que os vegetais estejam macios. Coloque na pressão se preferir. Se puder, de preferência, não bata no liquidificador. ½ receita dá para 1 pessoa comer por 4 dias no almoço e jantar.
Mata baratas
200 g de ácido bórico ( compra-se em farmácia)
3 colheres (sopa) de queijo ralado
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de cebola ralada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo ( se necessário acrescente mais até dar consistência)
Misture tudo até formar uma "papa".
Coloque em tampinhas de refrigerante e distribua pelos lugares da casa, onde as baratas costumam "passear", mas longe do alcance das crianças e animais domésticos.
outra dica
20 g de ácido bórico
1 latinha de cerveja
Misture tudo no liquidificador. Coloque em tampinhas de refrigerante ou cerveja e distribua pelos lugares da casa, onde as baratas costumam "passear", mas longe do alcance das crianças e animais domésticos. Validade: de 5 a 6 meses
Reaproveitamento do sabão em pedra
Junte todas as sobras de sabão.
Quando tiver um 1 kg, coloque numa panela e encha de água até cobrir todos os restos de sabão. Leve ao fogo brando e mexa de vez em quando. Quando todo o sabão estiver dissolvido, junte:
1 colher ( sopa ) de sal
1 colher ( sopa ) de vinagre
* estas quantidades equivalem para cada quilo de sabão, se você tiver maior quantidade, aumente estas medidas.
Continue mexendo até dar o ponto de pasta ( quando aparecer o fundo da panela ). Apague o fogo, derrame tudo num pirex ou numa forma de alumínio retangular ( que não seja muito grande, para que o sabão fique alto, não se espalhando muito ) Depois de bem frio e duro, cortar em pedaços. Faça uso normal.
Preparado Para Desencardir Roupas
4 litros de água
1/2 kg de sabão em pó
1kg de bórax ou ácido bórico ( compra-se em farmácias)
Leve a água ao fogo, quando estiver quente, junte o sabão em pó e mexa até dissolver. Acrescente o ácido bórico ou bórax, mexa também até misturar tudo (Não há necessidade de ferver a água ). Espere esfriar, distribua em garrafas com tampa e guarde.
Quantidade para uso : para o tanque - 1 xícara (chá) bem cheia para a máquina de lavar - 3/4 de xícara (chá)
* este é um ótimo preparado para se ter em casa, para lavar roupas sujas ou para clareá-las.
* faça um teste, se a roupa for de cor
* serve para qualquer tipo de tecido.
Pedra nos rins
Ferva 1 litro de água numa panela de vidro ou pirex ( não pode usar panela de alumínio ). Quando ferver, desligue o fogo e acrescente 2 colheres de quebra-pedra seca ou 3 ramos da planta fresca. Tampe a panela e deixe descansar por cerca de 5 minutos.
Coe e vá tomando a bebida ao longo do dia
* o chá pode ser tomado quente ou frio, mas não deve ficar guardado por mais de 24 horas, mesmo que na geladeira.
* evite usar açúcar ou adoçante, que podem alterar as propriedades da planta, se não suportar o sabor prefira adoçar com mel
* nunca use uma quantidade maior de planta para preparar o chá e nem beba mais do que 1 litro ao longo do dia, em doses excessivas qualquer planta medicinal pode fazer mal.
* evite colher quebra pedra na rua, não se esqueça do xixi dos cachorros.
Pasta para lavar louças e alumínios
1/2 barra de sabão em pedra comum
1/2 barra de sabão de coco
1 litro de água filtrada
coloque tudo numa panela média. Leve ao fogo e deixe ferver até derreter todo o sabão. Assim que derreter, retire a panela do fogo e acrescente:
3 colheres (sopa) de vinagre
1 colher (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de detergente líquido
Despeje numa vasilha que caiba toda esta mistura, deixe descançar de um dia para o outro que vai tomar consistência. Use para lavar suas louças e ariar o alumínio.
* dá para 1 mês.
Para abaixar a pressão
Triture 2 dentes de alho cru. Adicione 1 xícara de café de água filtrada. Deixe descansar por uma noite. Coloque 15 gotas limão e tome, 2 vezes ao dia em jejum e a noite antes de se deitar, por 3 dias seguidos.
Faça tudo novamente 7 dias depois, não use o mesmo alho do mesmo dia. Coloque 2 novos e siga as mesmas instruções.
Atenção: comer alho demais pode provocar dor de barriga e de cabeça.
Quem tem pressão baixa não pode abusar do olho assim como mães que amamentam, porque o bebê terá cólicas.
outra dica
Lavamos 1 chuchu com uma escovinha para tirar toda sujeira, da casca ( prefira os chuchus de quintal). Depois, cortamos em fatias e batemos no liquidificador com um pouco de suco de laranja. Coamos e tomamos 2 a 3 vezes ao dia. É um ótimo diurético que ainda enriquece o organismo em potássio.
Ou então fazemos uma infusão com 3 folhas do chuchuzeiro e 1 copo de água. Tomamos 2 a 3 copos por dia.
Para os gatos pararem de fazer xixi no quintal
· Espalhe pimenta do reino por todo o quintal ou no local onde eles vêm fazer xixi.
· Compre sabão líquido de coco (é bem barato), escolha o mais fedido. Espalhe no quintal a noite. Os gatos não gostam deste cheiro. Isto acaba com o hábito deles fazerem xixi na sua casa.
Comida salgada
A comida salgou? Pingue algumas gotas de limão e deixe fervendo mais um pouco. Também caso um ensopado que estiver cozinhando tenha ficado salgado, esparrame sobre a tampa da panela (por fora), fazendo um círculo, um punhadinho de sal, deixe-a assim tampada, continuando a ferver. O sal seco sobre a tampa absorverá a umidade e, junto, o excesso de sal.
Se foi a sopa que salgou, junte a ela duas ou três batatas cruas e descascadas e partidas no meio (serve também para o feijão).
Deixe ferver bastante, pois além delas absorverem o excesso de sal poderão ser aproveitadas na própria sopa ou feijão, ou até mesmo em outro prato.
Outro truque que funciona para cortar o excesso de sal da comida, é muito simples, junte 1 colherinha de açúcar e outra de vinagre.
Formigas
Formigas não atravessam barreiras de talco ou cascas de pepino pó de café usado dentro do armário ou madeira queimada.
Para que as formigas não subam no bolo de aniversário, passe envolta da tábua carvão ou pau queimado, eles não gosta de cinzas e não atravessam.
Para as formigas não entrarem para a casa plante perto das portas de entrada hortelã limão “bem passados" e mofados espalhe pela casa pedrinhas de cânfora embrulhadas em panos úmidas.
Coloque cravo da índia por onde elas passam. Aplicar com uma seringa de injeção nas frestas onde as formigas saem, álcool ou vinagre. Formigas mais resistentes – misture querosene, ácido bórico e áçucar em partes iguais e espalhe estratégicamente pelos cantos da casa.
Formigas doceiras – coloque perto de onde os doces ficam, nos armários, fumo picado.
Para exterminar um formigueiro - polvilhe no formigueiro pó de enxofre.
Amaciante caseiro
5 litros de água fria
1 litro de água quente ( sem ferver)
2 colheres ( sopa ) de glicerina liquida
1 garrafinha de leite de rosas ( ou água de rosas)
½ sabonete azul ralado grosso
Esquente bem 1 litro de água ( sem ferver ), desligue o fogo e coloque ½ sabonete ralado.
Tampe e deixe algumas horas para amolecer.
Depois coloque no fogo baixo mexendo sempre sem deixar ferver durante 1 a 2 minutos para derreter totalmente.
Despeje num balde e acrescente a glicerina, o leite de rosas e os 5 litros de água fria
Misture e engarrafe
Observação : na hora que se faz fica líquido, mas no dia seguinte fica cremoso. Se quiser, acrescente colônia de bebê, fica mais perfumado.
Dores nas pernas e nos braços
Pegue 2 pimentões, retire o miolo, onde estão as sementes. Fatie este miolo em pedaços bem pequenos. Leve ao fogo estes pedaços com ½ litro de água. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe ferver por 10 minutos. Desligue, abafe até amornar. Coe e massageie com este líquido os braços e as pernas doloridas, assim ativa a circulação de retorno e melhora as dores.
Faça quando necessário.
Chulé
200 ml de álcool comum
2 pedrinhas de cânfora
1 copo de folhas secas de menta ou hortelã
Misture o álcool com as pedrinhas de cânfora
Espere que elas dissolvam totalmente ( demora uns 5 dias ).
Depois, acrescente 1 litro de água fervente às folhas secas de menta ou hortelã, deixe amornar. Deixe os pés repousarem nessa mistura por 30 minutos.
Seque bem os pés e faça uma massagem entre os dedos com álcool canforado.
Tirando manchas de sangue
Coloque leite sobre a mancha e deixe algum tempo este leite agir, você vai notar que a mancha vai desaparecendo aos poucos, aí então, é só esfregar e lavar normalmente.
Observação: a mancha pode estar seca ou não.
Tirando manchas de frutas
Se você deixou cair alguma fruta em sua roupa e manchou, não fique triste. Coloque leite morno em cima da mancha, com a roupa seca. deixe um pouco de molho, depois esfregue com as mãos até a mancha sair. Depois lave de forma habitual. Você vai ver que removerá a mancha sem nenhum problema.
Acabar com as verrugas
1. cortar em lâminas alguns dentes de alho
2. coloque estas lâminas num recipiente fechado e cubra-as com vinagre.
3. deixe assim, macerando em vinagre durante 48 hs.
4. aplicar uma lâmina de alho sobre cada verruga e cobri-la com um esparadrapo; trocar diariamente a lâmina, durante 30 dias.
A verruga deverá ser corroída pela ação do alho.
Cuidando da voz
Para se ter um bom som. Devemos evitar:
a) fumo: deposita-se nas cordas vocais e provoca o pigarro.
b) bebidas alcoólica: o álcool causa irritação no aparelho que produz a voz.
c) clima frio e úmido.
d) roupas apertadas.
e) ar condicionado.
Manchas de gorduras
Manchas de gorduras são removidas com sabonete e água quente.
Manchas de caneta esferográfica
Manchas de caneta esferográfica, são removidas com algodão embebido em álcool, trocando o algodão toda vez que estiver impregnado de tinta, ou deixar o local embebido com leite.
Manchas de vinho
Quando cair vinho tinto. Remova com vinho branco ou use loção de barbear. A espuma é um bom removedor de manchas.
Como fazer empadinhas de queijo
Ingredientes:
3 copos de farinha de trigo
3 a 4 tabletes de manteiga até ligar a massa
2 gemas e uma pitada de sal
amasse tudo até ligar, coloque em forminhas e coloque o recheio.
Recheio: bata no liquidificador o queijo minas com um pouco de leite, vá acrescentando leite até que vire uma pasta como requeijão. Depois é só colocar dentro das forminhas já com a massa! Leve ao forno por 20 a 25 minutos.
Como tirar ferrugem pregos, ferros, trincos etc...
Coloque as ferramentas numa bacia pequena ou panela.
Acrescente a Coca-cola mesmo quente até que cubra todo o metal.
Deixe de molho por 6 horas ou mais, depois é só lavar e secar. Pronto saiu toda a ferrugem!
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Café reduz risco de câncer de próstata
Para reduzir os riscos de desenvolver câncer de próstata, quanto mais café, melhor, de acordo com um estudo publicado nesta terça-feira por pesquisadores da Harvard School of Public Health.
Homens que bebem seis ou mais xícaras de café por dia apresentaram uma redução de 60% no risco de desenvolver um tipo extremamente letal de câncer de próstata, e uma redução de 20% no risco de sofrer com qualquer tipo de câncer de próstata em relação a homens que não consomem a bebida.
Até aqueles que bebem apenas entre uma e três xícaras por dia já se beneficiam com uma queda de 30% do risco de ter o tipo mais letal do câncer de próstata.
"Poucos estudos analisaram especificamente a relação entre o consumo de café e o risco de câncer de próstata letal, a forma mais violenta da doença, que é praticamente impossível de prevenir", destacou Lorelei Mucci, professora de Harvard e principal autora do trabalho.
"Nosso estudo é o maior até hoje a examinar se o café é capaz de reduzir o risco de câncer de próstata letal", acrescentou.
Segundo os pesquisadores, os efeitos são os mesmos para o café descafeinado, o que leva a crer que o benefício está associado às propriedades antioxidantes e antiinflamatórias do café.
O câncer de próstata é a forma mais comum da doença diagnosticada anualmente entre os americanos, e as estimativas calculam que um em cada seis homens terá câncer de próstata ao longo da vida nos Estados Unidos.
Os principais fatores de risco associados à doença são as dietas ricas em gordura, consumo exacerbado de álcool e a exposição a produtos químicos, além da hereditariedade.
O estudo acompanhou 47.911 homens, que forneceram aos pesquisadores informações sobre seus hábitos de consumo de café entre 1996 e 2008.
Ao longo da pesquisa, 5.035 deles desenvolveram câncer de próstata, incluindo 642 casos letais.
batons tattoos -tatuagem
Você faria uma tatuagem labial?
Passar batom pode não ser lá uma tarefa muito fácil para algumas mulheres. Principalmente os escuros! Eles borram com facilidade, sujam os dentes e vão perdendo a cor com o tempo, exigindo retoques. Pra você que prefere não colorir os lábios por preguiça da manutenção, chegou uma solução legal e muito ousada no mercado: os "batons-tatuagem".
Mas fiquem calmas, não são tatuagens definitivas! Sabe aquelas tattoos que vinham nas embalagens de chicletes e salgadinhos? Pois bem, eles funcionam mais ou menos da mesma forma: basta tirar o plástico, aplicar nos lábios e umedecer com água. É preciso medir a tatuagem antes de aplicá-la e cortá-la conforme o contorno dos lábios.
O batom de tattoo dura cerca de oito horas e vem em algumas estampas pra lá de ousadas!
unhas amareladas?
Muitas mulheres reclamam que as suas unhas vivem amareladas, em um tom nada natural, parecendo que mexeram com algum produto que mancha os dedos, mas a explicação é bem mais simples do que parece.
Para vocês que adoram pintar as unhas com esmaltes vermelhos, pretos, marrom, cheio de cores escuras e tudo mais, está ai uma das principais causas das unhas amareladas e manchadas. Esse amarelado não sai com removedor de esmaltes, mesmo que ele seja super forte e eficaz, as unhas ficam desta cor, porque os pigmentos das unhas, acabam entrando nos poros dos esmaltes, fazendo com que as unhas não fiquem em sua cor natural.
Ao pintar as unhas, o ideal é revezar os esmaltes, entre os claros e os mais escuros, com isso, as unhas não iram ficar amarelas, afinal, o pigmento do esmalte não estará sempre em contato com as unhas.
Para retirar o amarelado das unhas, existe uma receitinha que é tiro e queda. É uma receita caseira e que não leva mais de 5 minutos. Pegue um ou dois limões e esprema ele dentro de um recipiente, uma tigelinha mesmo. Mergulhe as unhas nele, e deixe por aproximadamente 5 minutos. Caso você não tenha limão em casa, pode fazer isso com o vinagre branco, o resultado será bem parecido. O ideal é fazer isso, um dia antes de passar um novo esmalte, com isso o limão vai retirar todo o amarelo da unha.
É importante lembrar que, ao fazer essa receitinha, lave bem as mãos antes de sair ao sol, já que o limão é capaz de manchar.
segredos carimbo de unhas
Atualmente, existem várias plaquinhas, com vários desenhos para você colocar em suas unhas.
O processo é simples, basta utilizar um kit que é composto de: placa com desenhos, esmaltes especiais,
carimbo e espátula para remover excesso de esmalte da plaquinha.
Mas, algumas coisas que você precisa saber antes de usar os carimbos:
1 – O esmalte utilizado para criar o carimbo é elaborado especialmente para essa finalidade, não devendo ser utilizado para pintar as unhas no estilo normal (pois, não irá secar bem).
2 – Antes de apertar o carimbo na placa com desenho, deve-se retirar o excesso do esmalte para que o desenho fique perfeito.
3 – É necessário deixar a placa, o carimbo e a espátula sempre bem limpos.
4 – As plaquinhas vem com película protetora, então atenção! Retira a película quando for utilizar a placa pela primeira vez.
5 – Você pode utilizar esmaltes comuns para colocar na plaquina e transferir para o carimbo, desde que sejam beeem densos. A sugestão é usar os esmaltes camada única da Colorama, os Chromos da
Impala, e por aí vai. Se usar esmaltes comuns (mais ralinhos) a sugestão é passar na plaquinha, raspar, passar mais uma camada na plaquinha, raspar de novo, e somente então transferir para o carimbo.
Resuminho de como usar .
1 – Coloque o esmalte especial na plaquinha, no desenho desejado (que estará em baixo relevo).
2 – Com a espátula remova o excesso de esmalte da plaquinha, deixando o esmalte apenas no desenho que você escolheu.
3 – Pegue o carimbo e aperte encima do desenho da placa.
4 – O esmalte especial será transferido para o carimbo, e no formato do seu desenho escolhido.
5 – Então, aperte o carimbo sobre a sua unha previamente pintada como de costume, com esmalte tradicional.
6 – Prontinho! O desenho será transferido para a sua unha.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Pra que serve o bepantol
Inicialmente a galera compra Bepantol pra passar na tatuagem, mas depois fica aquele bepantol ali de banda pela casa. Daí o pessoal usa nos lábios, e dá aqueeeele efeito angelina jolie, porque hidrata mais do que manteiga de cacau, é uma beleza.
Daí que pesquisando mais a fundo, tem gente que usa nas olheiras. Assim minha gente, eu tenho um Bepantol há mais de 500 anos, e o troço não acaba. Eu testei isso das olheiras, é muitoooo eficaz. Faz o seguinte, passa ali nas ditas cujas antes de dormir, passa na boca também que tu acorda com bocão. Bom, no dia seguinte, quando tu acordar, se tu não tiver deixado todo o Bepantol no travesseiro, vai lá e tira. Sem olheiras.
Daí que pesquisando maaais um pouquinho, tu descobre que existe Bepantol líquido, e esse sim é o Deus Windex.
Gentemmmm, eu demorei pra achar esse treco, todas as fármacias em tese têem (e agora, com acento, sem acento, nunca teve acento?), mas ta sempre em falta. Até que eu achei uma e comprei o meu.
Formas de uso:
Bepantol líquido tem a mesma fórmula da pomada, mas eu não imagino mamães desse meu Brasil passando aquele líquido aguado na bundinha dos nenês, porque bepantóis foram inicialmente criados com essa finalidade.
Mas enfim.
Unhas fracas? Coloca algumas (poucas né) gotinhas na base que tu usa pra pintar a unha antes do esmalte. Coloca vai, vence o medo de estragar a base novinha. Sacode. Usa. MILAGRE EM SUAS MÃOS (em suas unhas, melhor dizendo).
Cabelo fraco e sem vida? minha cara, Bepantol te dá três opções.
1) Hidratação caseira com cara de hidratação importada de salão carésimo.
- 5 ml de Bepantol
- 2 colheres de sopa de açucar
- 3 colheres de creme de tratamento de sua preferência.
passa essa gosma, espera 40 minutos, lava e saia por aí que nem Gi Bündchen (ela continua com trema neam?)
2) Pega seu Bepantol líquido, coloca duas tampinhas no shampoo que tu usa, sacode, e voilá! Anti queda, por causa das vitaminas que ele tem, força e brilho, sem sebosidade, porque é uma agüinha que não lembra pomada nenhuma. SE LIGA SÓ: Bepantol e Pantene, tu nota alguma coisa em comum? Simmm os dois são feitos com Pantenol, a substância milagrosa! Por isso Pantene é bom! Pega o Bepantol líquido e coloca duas tampinhas também no creme para pentear! Juro que não fica seboso!!
CUSTA +- uns 12 reais
sexta-feira, 13 de maio de 2011
dicas ante mofo
Dicas Para Evitar o Mofo:
- Deixe o ambiente bem arejado e ventilado, com janelas e portas dos armários sempre abertas;
- Faça uma limpeza periódica com vinagre, cloro ou água sanitária;
- Encere o móvel com cera incolor de assoalho (isso ajuda a impermeabilizar);
- Se o mofo já estiver instalado em móvel de madeira, pode remover com querosene;
- Pendure no armário uma meia velha com serragem;
- Disponibilize sachês de cal ou giz escolar (eles absorvem a umidade);
- Use lâmpadas acesas dentro de armários;
- Fure uma lata e colocar pedaços de carvão;
- Coloque pedaços de cânfora espalhados no armário.
- Deixe o ambiente bem arejado e ventilado, com janelas e portas dos armários sempre abertas;
- Faça uma limpeza periódica com vinagre, cloro ou água sanitária;
- Encere o móvel com cera incolor de assoalho (isso ajuda a impermeabilizar);
- Se o mofo já estiver instalado em móvel de madeira, pode remover com querosene;
- Pendure no armário uma meia velha com serragem;
- Disponibilize sachês de cal ou giz escolar (eles absorvem a umidade);
- Use lâmpadas acesas dentro de armários;
- Fure uma lata e colocar pedaços de carvão;
- Coloque pedaços de cânfora espalhados no armário.
como eliminar o mofo
Você precisa de:
Vinagre
Carvão vegetal
Bicarbonato de sódio
1 frasco
1 saco
1 saco
1
Limpe bem a sua casa.
2
Passe no chão um pano umedecido com vinagre.
3
Deixe o piso secar naturalmente. O cheiro de mofo desaparecerá.
4
Coloque recipientes cheios de carvão vegetal nos cantos da casa. Troque o carvão uma vez por semana.
5
Pendure várias sacolinhas de tecido cheias de bicarbonato na casa toda. Quando elas absorverem o cheiro de mofo, retire-as.
Importante
Quando chover ou o clima estiver muito úmido, troque o bicarbonato e o carvão no final do dia.
O MOFO
Mau cheiro é só o sinal de problema que pode afetar a estrutura da casa e causar doenças respiratórias e alergias
É só o período de chuvas se prolongar para o mofo tomar conta de armários, roupas, livros, gavetas, paredes e causar problemas nas vias respiratórias. Mas é possível prevenir o problema com bastante antecipação, ainda na construção da casa ou com acompanhamento médico. O problema se agrava nessa época porque a cidade fica mais úmida, com ventos mais fracos e evaporação reduzida, o que torna os ambientes propícios à proliferação de ácaros, fungos e mofo.
Em geral, a situação fica pior porque as pessoas só se dão conta quando já é tarde. Contudo, o mofo chega devagar, sem causar muito odor, mas quando a pessoa percebe o bolor já se instalou ou está afetando a saúde de crianças e adultos. Aí surgem espirros, alergias e todo o incômodo gerado pelo que parecia só um mau cheiro, mas na verdade pode levar a doenças graves e até internações hospitalares.
Transtornos
Em apartamentos, escritórios, mas principalmente em casas, o acúmulo de fungos e ácaros cresce nessa época do ano devido a uma série de fatores ambientais. Segundo o gerente do departamento de meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), David Ferran, no período chuvoso, a umidade relativa do ar em Fortaleza fica em torno de 85%.
Em épocas do ano consideradas mais secas, o índice cai para uma média de 74%. “Há regiões onde essa mudança é maior.
Além da umidade, outros aspectos contribuem para o aumento do mofo nesta época do ano. Os principais, como informa o meteorologista da Funceme, são a diminuição da velocidade dos ventos e da evaporação. Agora a média é de ventos a uma velocidade de 14 quilômetros por hora, enquanto na época de ventos fortes, de agosto ao início de novembro, o índice fica em torno de 25 quilômetros por hora.
Para explicar a redução na evaporação, David Ferran usa um exemplo. “Se você guarda um pano úmido em casa, esse pano vai demorar mais a secar do que no período mais seco”. Mesmo com a umidade maior e os ventos e evaporação reduzida, é possível contornar os incômodos causados pelo mofo. “Lugares bem ventilados tendem a ter menos problema”, explica o meteorologista.
Não é raro, em muitas residências , ser preciso retirar roupas diretamente do guarda-roupa para o tanque, a máquina de lavar ou para a lavanderia. Paredes com infiltrações, bolsas e sapatos manchados e móveis inutilizados são afetados também pela presença do mofo. Mas há como driblar a situação — ou pelo menos tentar.
Precauções
De acordo com o arquiteto e urbanista Rafael Studart, a primeira medida é não colocar armários em paredes por onde passam tubulações hidráulicas. “Pode até colocar na do banheiro, desde que seja uma que não tenha tubulação, porque é isso que gera o problema”, alerta.
Outra norma importante é preparar o móvel que ficará recostado à parede, forrando-o com fórmica ou outro material isolante, que não absorva água. Uma dica importante, que pode ser considerada ainda na projeção dos móveis, é não usar o MDF nesses espaços, em especial se o local for o banheiro ou um móvel baixo de cozinha. “O MDF tem pouca resistência à água, às vezes até com umidade ele incha”, alerta.
O ideal, segundo o arquiteto, é usar compensado naval — utilizado em pequenas embarcações — ou ‘tecpainel’, um tipo de aglomerado mais resistente do que o MDF. Ambos são vendidos em chapas e, conforme Rafael Studart, “têm resistência muito melhor à água”.
Sobre as infiltrações em paredes, o arquiteto informa que, via de regra, o problema deve ser evitado pela construtora. “A água é muito invasiva. Às vezes a infiltração é do outro lado da casa e aparece no rodapé do quarto, porque a água sai onde encontra uma saída, não necessariamente no lugar exato do vazamento”, diz, destacando que paredes bem feitas, reboco regularizado e produtos antiinfiltração ajudam nesse tipo de prevenção.
No caso dos prédios e casas com paredes externas revestidas, a problemática é amenizada porque a cerâmica impede que a água infiltre. O detalhe é o rejunte entre as cerâmicas que, se não for bem feito, pode facilitar infiltração.
SAÚDE EM XEQUE
Umidade aumenta as alergias
O cheiro de mofo invadindo ambientes não é apenas incômodo, mas prejudicial à saúde. Em uma cidade já naturalmente úmida como Fortaleza, o bolor se intensifica no período chuvoso e facilita a proliferação de fungos, ácaros e, conseqüentemente, alergias e infecções respiratórias.
Prova disso é que o Ministério da Saúde estima que a asma é considerada a quarta causa de hospitalização em unidades de saúde, representando gastos de mais de US$ 76 milhões pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante o ano. Fora isso, até 36,5% dos pacientes alérgicos podem ser sensíveis ao mofo.
O problema se agrava porque, na avaliação da alergologista Lorena Madeira, presidente da Associação Brasileira de Asmáticos (Abra) Regional Ceará, a umidade na cidade aumenta exageradamente com as chuvas. Além disso, a médica acredita que casas e prédios não estão preparados para evitar mofo e infiltrações.
A conseqüência é direta para quem passa muitas horas em ambientes com cheiro de mofo, o que provoca irritabilidade nas vias aéreas, principalmente em pacientes com alguma imunodeficiência. “Quem já teve tuberculose e tem cavidade no pulmão fica mais propenso, assim como portadores de doenças alérgicas e respiratórias, como rinite e asma”, ressalta.
De acordo com Lorena Madeira, o mofo facilita a proliferação de ácaro e, por conseqüência, a incidência de alergias. A inalação piora, por exemplo, a rinosinusite alérgica, que afeta uma média de 20% a 25% da população, e a asma, que atinge em geral 10% das pessoas.
Mas não é só o mofo que piora essas alergias. O contato com epitélio de animais domésticos e de baratas, com fumaça de cigarro e cheiro forte de tinta, perfume e material de limpeza, por exemplo, também agrava a situação e pode provocar inflamação nos brônquios e nas vias aéreas (nariz, faringe, laringe, traquéia).
“O paciente alérgico é hipersensível. Pouca coisa desencadeia a crise. É preciso entender que a alergia é uma doença crônica e que não se pode automedicar”, enfatiza a médica. Por outro lado, com tratamento e acompanhamento adequados, mesmo que a crise apareça, ela tende a ser mais leve se for bem administrada. “O paciente que mais sofre nessa época do ano é que o que não faz acompanhamento e não faz uso de medicação preventiva”, completa.
É possível até, diz a alergologista, que a doença nem se manifeste em pessoas que têm acompanhamento adequado. O mito de que medicamentos para alergia causam aumento de peso, segundo Lorena, está ligado à automedicação.
“Ninguém nasce alérgico”, sintetiza a médica. O que ocorre é que a pessoa pode ter uma predisposição genética à alergia, o que pode levar ao problema aparecer mais cedo. Lorena Madeira avisa que, normalmente, a alergia surge aos dois anos de idade.
Outro fator inerente ao período é a luminosidade e ventilação dos ambientes. O maior erro é, na tentativa de evitar mofo, fechar portas e janelas. Isso, na verdade, aumenta a proliferação de fungos, ácaros e quadros virais. Em uma alérgico, por exemplo, a presença de uma gripe é bem mais severa do que em uma pessoa que não tem alergia.
Se alguém não alérgico gripa, fica bom em sete, no máximo dez dias. Mas em uma pessoa alérgica, uma simples gripe pode desencadear rinite, asma. “O quadro viral fica mais complicado, aparece obstrução, produção de muco, dispnéia, falta de ar”, informa.
FIQUE POR DENTRO
Pacientes necessitam de acompanhamento
A inalação de fungos, como o Aspergillus, pelo paciente alérgico, pode complicar a rinite (rinosinusite alérgica por fungos) ou a asma (aspergilose broncopulmonar alérgica ABPA), como explica a alergologista Lorena Madeira. De acordo com a médica, as características clínicas da ABPA são asma, tosse acompanhada de dispnéia (dificuldade na respiração), mal-estar, febre, dor toráxica e muco. Os sintomas reforçam a necessidade de acompanhamento médico e atenção redobrada no período das chuvas, tanto em ambiente domiciliar como no escolar e do trabalho
É só o período de chuvas se prolongar para o mofo tomar conta de armários, roupas, livros, gavetas, paredes e causar problemas nas vias respiratórias. Mas é possível prevenir o problema com bastante antecipação, ainda na construção da casa ou com acompanhamento médico. O problema se agrava nessa época porque a cidade fica mais úmida, com ventos mais fracos e evaporação reduzida, o que torna os ambientes propícios à proliferação de ácaros, fungos e mofo.
Em geral, a situação fica pior porque as pessoas só se dão conta quando já é tarde. Contudo, o mofo chega devagar, sem causar muito odor, mas quando a pessoa percebe o bolor já se instalou ou está afetando a saúde de crianças e adultos. Aí surgem espirros, alergias e todo o incômodo gerado pelo que parecia só um mau cheiro, mas na verdade pode levar a doenças graves e até internações hospitalares.
Transtornos
Em apartamentos, escritórios, mas principalmente em casas, o acúmulo de fungos e ácaros cresce nessa época do ano devido a uma série de fatores ambientais. Segundo o gerente do departamento de meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), David Ferran, no período chuvoso, a umidade relativa do ar em Fortaleza fica em torno de 85%.
Em épocas do ano consideradas mais secas, o índice cai para uma média de 74%. “Há regiões onde essa mudança é maior.
Além da umidade, outros aspectos contribuem para o aumento do mofo nesta época do ano. Os principais, como informa o meteorologista da Funceme, são a diminuição da velocidade dos ventos e da evaporação. Agora a média é de ventos a uma velocidade de 14 quilômetros por hora, enquanto na época de ventos fortes, de agosto ao início de novembro, o índice fica em torno de 25 quilômetros por hora.
Para explicar a redução na evaporação, David Ferran usa um exemplo. “Se você guarda um pano úmido em casa, esse pano vai demorar mais a secar do que no período mais seco”. Mesmo com a umidade maior e os ventos e evaporação reduzida, é possível contornar os incômodos causados pelo mofo. “Lugares bem ventilados tendem a ter menos problema”, explica o meteorologista.
Não é raro, em muitas residências , ser preciso retirar roupas diretamente do guarda-roupa para o tanque, a máquina de lavar ou para a lavanderia. Paredes com infiltrações, bolsas e sapatos manchados e móveis inutilizados são afetados também pela presença do mofo. Mas há como driblar a situação — ou pelo menos tentar.
Precauções
De acordo com o arquiteto e urbanista Rafael Studart, a primeira medida é não colocar armários em paredes por onde passam tubulações hidráulicas. “Pode até colocar na do banheiro, desde que seja uma que não tenha tubulação, porque é isso que gera o problema”, alerta.
Outra norma importante é preparar o móvel que ficará recostado à parede, forrando-o com fórmica ou outro material isolante, que não absorva água. Uma dica importante, que pode ser considerada ainda na projeção dos móveis, é não usar o MDF nesses espaços, em especial se o local for o banheiro ou um móvel baixo de cozinha. “O MDF tem pouca resistência à água, às vezes até com umidade ele incha”, alerta.
O ideal, segundo o arquiteto, é usar compensado naval — utilizado em pequenas embarcações — ou ‘tecpainel’, um tipo de aglomerado mais resistente do que o MDF. Ambos são vendidos em chapas e, conforme Rafael Studart, “têm resistência muito melhor à água”.
Sobre as infiltrações em paredes, o arquiteto informa que, via de regra, o problema deve ser evitado pela construtora. “A água é muito invasiva. Às vezes a infiltração é do outro lado da casa e aparece no rodapé do quarto, porque a água sai onde encontra uma saída, não necessariamente no lugar exato do vazamento”, diz, destacando que paredes bem feitas, reboco regularizado e produtos antiinfiltração ajudam nesse tipo de prevenção.
No caso dos prédios e casas com paredes externas revestidas, a problemática é amenizada porque a cerâmica impede que a água infiltre. O detalhe é o rejunte entre as cerâmicas que, se não for bem feito, pode facilitar infiltração.
SAÚDE EM XEQUE
Umidade aumenta as alergias
O cheiro de mofo invadindo ambientes não é apenas incômodo, mas prejudicial à saúde. Em uma cidade já naturalmente úmida como Fortaleza, o bolor se intensifica no período chuvoso e facilita a proliferação de fungos, ácaros e, conseqüentemente, alergias e infecções respiratórias.
Prova disso é que o Ministério da Saúde estima que a asma é considerada a quarta causa de hospitalização em unidades de saúde, representando gastos de mais de US$ 76 milhões pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante o ano. Fora isso, até 36,5% dos pacientes alérgicos podem ser sensíveis ao mofo.
O problema se agrava porque, na avaliação da alergologista Lorena Madeira, presidente da Associação Brasileira de Asmáticos (Abra) Regional Ceará, a umidade na cidade aumenta exageradamente com as chuvas. Além disso, a médica acredita que casas e prédios não estão preparados para evitar mofo e infiltrações.
A conseqüência é direta para quem passa muitas horas em ambientes com cheiro de mofo, o que provoca irritabilidade nas vias aéreas, principalmente em pacientes com alguma imunodeficiência. “Quem já teve tuberculose e tem cavidade no pulmão fica mais propenso, assim como portadores de doenças alérgicas e respiratórias, como rinite e asma”, ressalta.
De acordo com Lorena Madeira, o mofo facilita a proliferação de ácaro e, por conseqüência, a incidência de alergias. A inalação piora, por exemplo, a rinosinusite alérgica, que afeta uma média de 20% a 25% da população, e a asma, que atinge em geral 10% das pessoas.
Mas não é só o mofo que piora essas alergias. O contato com epitélio de animais domésticos e de baratas, com fumaça de cigarro e cheiro forte de tinta, perfume e material de limpeza, por exemplo, também agrava a situação e pode provocar inflamação nos brônquios e nas vias aéreas (nariz, faringe, laringe, traquéia).
“O paciente alérgico é hipersensível. Pouca coisa desencadeia a crise. É preciso entender que a alergia é uma doença crônica e que não se pode automedicar”, enfatiza a médica. Por outro lado, com tratamento e acompanhamento adequados, mesmo que a crise apareça, ela tende a ser mais leve se for bem administrada. “O paciente que mais sofre nessa época do ano é que o que não faz acompanhamento e não faz uso de medicação preventiva”, completa.
É possível até, diz a alergologista, que a doença nem se manifeste em pessoas que têm acompanhamento adequado. O mito de que medicamentos para alergia causam aumento de peso, segundo Lorena, está ligado à automedicação.
“Ninguém nasce alérgico”, sintetiza a médica. O que ocorre é que a pessoa pode ter uma predisposição genética à alergia, o que pode levar ao problema aparecer mais cedo. Lorena Madeira avisa que, normalmente, a alergia surge aos dois anos de idade.
Outro fator inerente ao período é a luminosidade e ventilação dos ambientes. O maior erro é, na tentativa de evitar mofo, fechar portas e janelas. Isso, na verdade, aumenta a proliferação de fungos, ácaros e quadros virais. Em uma alérgico, por exemplo, a presença de uma gripe é bem mais severa do que em uma pessoa que não tem alergia.
Se alguém não alérgico gripa, fica bom em sete, no máximo dez dias. Mas em uma pessoa alérgica, uma simples gripe pode desencadear rinite, asma. “O quadro viral fica mais complicado, aparece obstrução, produção de muco, dispnéia, falta de ar”, informa.
FIQUE POR DENTRO
Pacientes necessitam de acompanhamento
A inalação de fungos, como o Aspergillus, pelo paciente alérgico, pode complicar a rinite (rinosinusite alérgica por fungos) ou a asma (aspergilose broncopulmonar alérgica ABPA), como explica a alergologista Lorena Madeira. De acordo com a médica, as características clínicas da ABPA são asma, tosse acompanhada de dispnéia (dificuldade na respiração), mal-estar, febre, dor toráxica e muco. Os sintomas reforçam a necessidade de acompanhamento médico e atenção redobrada no período das chuvas, tanto em ambiente domiciliar como no escolar e do trabalho
Assinar:
Postagens (Atom)