aipim

Afastando ratos

sábado, 26 de março de 2011

Lady Gaga - Born This Way


Born This Way: Música bem criticada pela semelhança com as músicas de Madonna e também pela expectativa que gerou.

Conforme Lady Gaga, a música representa um "desejo de unir todos os povos do mundo". Ela explicita o nascimento de uma nova raça, faz referências a Michael Jackson e a Madonna no clipe.
 No clipe de Lady Gaga possíveis mensagens subliminares.. Sabemos que os clipes da artista tem sido muito transparente em suas intenções (não produzindo muitas vezes subliminariedade)


O clipe conta com quase 3 minutos de introdução falada e partes de trechos de música de "O Corpo que cai".
A produção é totalmente baseada nas edições dos anos 80.

Você pode também comparar as primeiras frases:

"Esse é o manifesto da Mother Monster. Um dia, um governo possuía território no espaço. Um nascimento de proporções magníficas e mágicas ocorreu, mas o nascimento não era finito, era infinito. Enquanto os ventres cresciam em número e a mitose do futuro começou, foi percebido que esse momento infinito da vida não era temporal, era eterno e então começou o início de uma nova raça, uma raça dentro da raça da humanidade, uma raça sem preconceitos, sem julgamentos, mas com liberdade sem limites. Mas no mesmo dia, enquanto a mãe eterna “desovava”, outro nascimento muito mais aterrorizante aconteceu, o nascimento do mal. Enquanto ela mesma se dividiu em duas, rodando em agonia entre duas forças poderosas. Parece fácil, você deve imaginar, girar em torno do bem. Ela pensou: “Como posso proteger algo tão perfeito sem o mal?"

No início do clipe há o triângulo roxo, explicitamente um símbolo referente aos homossexuais.
No final do clipe, se você prestar atenção, o símbolo não é mais um triângulo invertido mas um triângulo na posição correta.

Outro simbolismo que se inverte é a situação da vida: o começo é mostrado por nascimento, e o final temos a Lady Caveira(representando a morte) mascando chiclete.
Essa dualidade não pára por aí: a Mother Monster do clipe dá a luz a uma raça do bem e ao mal.

***
Aos 5min35s do video, ela simula uma masturbação
Aos 6min39s ela fez o sinal com o olho - sinal tão comentado.

Curiosidade: Oprah chegou a dizer que a diva é a lider cultural e espiritual do momento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.