aipim

Afastando ratos

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

tatuagens como cuidar , o que fazer

Antes da Tatuagem

A valorização do corpo vem aumentando consideravelmente em todos os centros do mundo.

Com isso o número de pessoas que vem buscando a aplicação de uma tatuagem e um piercing também vem crescendo. A partir disso aumenta a preocupação na escolha de um profissional de qualidade.

Esse cuidado se explica porque nem todos os profissionais se preocupam em oferecer um serviço adequado e de segurança à saúde do cliente prejudicando, inclusive, a imagem de outros profissionais realmente preparados para oferecer esse serviço especializado.

Mais a maior preocupação é o número de casos de hepatite B, hepatite C e Aids que vêm alertando as autoridades nos últimos anos, colocando as pessoas tatuadas e que usam piercings no grupo de risco dessas doenças. Mas na verdade são pessoas que utilizam profissionais não gabaritados e despreparados que realmente fazem parte desse grupo de risco.

Pessoas, essas, que se preocupam somente com o custo do serviço e não com a qualidade. Também existem muitos lugares que oferecem serviços que na verdade são camuflados e o cliente não percebe que está recebendo um atendimento impróprio a sua saúde expondo a sua segurança.

Mas hoje existem procedimentos básicos que garantem segurança total, para que você realize seu sonho de colocar uma tatuagem ou piercing sem correr risco algum, como:

- Procurar um estabelecimento licenciado pela Vigilância Sanitária.

- Procurar um ambiente limpo e higienizado;

- Exigir que o tatuador faça uso de luvas e máscara;

- Se certificar que as agulhas são esterilizadas e que sejam abertas na sua presença;

- Ficar atento para que a tinta usada seja colocada em recipientes fora das embalagens originais e que a sobra seja descartada na sua presença;

- Exigir que as agulhas depois de utilizadas sejam destruídas na sua presença;

- Permitir, no Máximo, uma pessoa além de você e o tatuador no ambiente de trabalho;

- Procurar estabelecimentos que utilizem AUTOCLAVE, que é utilizada para esterilização de materiais em clinicas odontológicas e hospitais. Muitos ainda utilizam estufa que não é muito eficiente.

Depois da Tatuagem

O sucesso de sua tatuagem depende de uma boa cicatrização, que leva em torno de 30 dias. Leia atentamente algumas recomendações para que ela cicatrize bem e rapidamente:

• Retire a bandagem 2:00 hs após o término da tatuagem. Em seguida lave com cuidado em água fria usando sabonete neutro (Protex) fazendo pequenas pressões ao secá-la. Nunca a esfregue. Após a lavagem passe uma camada fina da pomada indicada pelo tatuador e cubra-a com um novo plástico PVC (plástico para embalar alimentos).use o plástico inclusive durante o sono. Repita essa operação 3 vezes ao dia, durante 3 dias.

• A partir do quarto dia não utilize mais o plástico e a pomada. Evite molhá-la inclusive no banho mantendo a casquinha, que será formada sobre a área tatuada, bem seca. Essa casquinha não deverá ser esfregada ou arrancada em nenhuma hipótese. Deixe-a sair naturalmente e passe a usar um hidratante sempre que puder;

• Não é recomendável a prática de atividade física durante uma semana pois a transpiração e o calor do corpo atrai bactérias prejudicando a cicatrização.

• Durante um mês não exponha a tatuagem ao sol em hipótese alguma e não entre em piscinas, mar, lagos, rios ou saunas até a queda da casquinha.

• Evite o uso de drogas, cigarros e álcool, pois essas substâncias, podem prejudicar a imunidade de seu corpo, prejudicando a cicatrização ou dando início a um processo alérgico. Procure alimentar-se bem, de preferência com vegetais e bastante suco de frutas. Evite comidas gordurosas ou que possam causar alergia, como frutos do mar, carne de porco, pimenta e etc.

• Depois de 30 dias é importante que utilize sempre filtor solar fator máximo de duas em duas horas sempre que for expor a sua tatuagem ao sol, lembrando que o sol não atua somente na praia. Isto manterá vivas as cores de sua tatuagem por muito mais tempo. OBS: os filtros solares só podem ser usados após os 30 primeiros dias.

Escolhendo a Jóia ou Piercing

A valorização do corpo vem aumentando consideravelmente em todos os centros do mundo. Com isso o número de pessoas que vem buscando a aplicação de uma tatuagem e um piercing também vem crescendo. A partir disso aumenta a preocupação na escolha de um profissional de qualidade que use um material, também de qualidade.

No caso dos Piercings, devemos ficar atentos para não comprarmos uma jóia de má qualidade ou imprópria para o local do corpo escolhido.

Antes vamos entender como acontece o processo de cicatrização: Após a perfuração e colocação da jóia o organismo detecta a jóia e começa a tentar identificar e aceitar o objeto novo e estranho para o seu corpo. Nesse processo o organismo produz secreções resultantes do sistema imunológico e a partir daí começa a se formar um novo tecido em volta da jóia. Esse período de cicatrização pode variar de pessoa pra pessoa e cada local do corpo tem seu tem médio para cicatrizar totalmente.

A primeira jóia a ser colocada deve ser simples e leve, evite jóias de prata, pois a prata reage com o enxofre do corpo formando uma substância chamada sais de prata causando oxidação e irritação na pele. Evite também alumínio e banhadas a ouro, ao descascar pode liberar níquel e alumínio, prejudiciais ao organismo.

Atento a isso certifique-se de que a jóia não possui nenhum tipo de marca ou arranhão na haste e nunca coloque uma jóia antes de esterilizá-la.

Além desses existem outros procedimentos básicos que garantem segurança total, para que você realize seu sonho de colocar uma piercing sem correr risco algum, como:

- Procure sempre locais e profissionais especializados em tatuagens e piercings que possuem a licença da vigilância sanitária.

- Procurar um ambiente limpo e higienizado;

- Exigir que o Tatuador ou Piercer faça uso de luvas e máscara;

- Se certificar que as agulhas são novas e que sejam abertas na sua presença;

- Exigir que as agulhas depois de utilizadas sejam destruídas na sua presença;

- Procurar estabelecimentos que utilizem AUTOCLAVE, que é utilizada para esterilização de materiais em clinicas odontológicas e hospitais. Muitos ainda utilizam estufa que não é muito eficiente.

Cuidados com o Piercing

Leia com cuidado as instruções a seguir, elas são importantes para uma perfeita cicatrização. Mantenha a mais absoluta higiene do local, e não haverá nenhum problema. Uma boa cicatrização só depende de você!

Sintomas normais do seu Piercing: vermelhidão, coceira, hematoma, leve inflamação, pequenos sangramentos, acúmulo de secreções, formação de casquinha e inchaço são sintomas que podem ocorrer após a aplicação de seu piercing. Por isso se preocupe e siga as recomendações de cuidados e higiene corretamente, logo esses sintomas desapareceram caso venham a surgir. Importante: não tenha medo de limpar seu piercing, agora ele faz parte do seu corpo e a falta de higiene pode levar a complicações. Continue limpando seu piercing, periodicamente, mesmo depois da cicatrização.

Como limpar seu Piercing de face ou corpo: Lave bem as mãos com sabonete anti-séptico (Protex) antes de tocar no piercing.Com a ajuda de um cotonete, limpe o piercing com Soro Fisiológico pela manhã e a tarde, removendo todo resíduo ou secreção. A noite aplique uma a compressa de salmoura e em seguida lave o local com água morna e um sabonete (Protex) aplicando a espuma e movimentando a jóia gentilmente, deixe a espuma agir por alguns segundos e enxágüe. Não esqueça de manter sempre o local da perfuração seco. Não aumente o número de limpeza pois o excesso poderá causar danos à formação de novas células e a cicatrização.

Como limpar seu Piercing oral (língua/lábio): faça uma salmoura gelada 3 vezes ao dia durante 30 dias. Beba água gelada e chupe gelo durante os três primeiros dias para diminuir o inchaço. Evite troca de saliva durante 30 dias. Não deixe vestígios de comida na boca. Use sempre um anti-séptico bucal após fumar, comer ou ingerir qualquer líquido que não for água. Procure escovar a língua em cima e embaixo com movimentos delicados.
Depois de cicatrizado, quando perceber uma superfície áspera na jóia, retire-a e limpe com a ajuda de uma escova de dente e um anti-séptico bucal, pois pode acumular placa bacteriana. Nunca deixe acumular resíduos e mau cheiro. FIQUE ATENTO! Depois de três meses troque o piercing de língua provisório por um tamanho adequado.

O que você não pode aplicar no seu Piercing: álcool, Polvedine, Merthiolate, Água Oxigenada, Mercúrio, Rifocina, pomadas cicatrizantes ou qualquer outro produto não indicado pelo profissional.

O que você de fazer para o seu Piercing ter uma melhor cicatrização.

Compressa de Salmoura: Ferva um copo dágua e misture uma colher de chá de sal. Molhe um algodão quando a água estiver morna. No caso da boca ou língua utilize água gelada filtrada.
Obs: A compressa ou salmoura ajuda a evitar quelóides e possíveis inflamações, por isso não deixe de fazer durante os 30 primeiros dias.

Cuidados gerais com seu Piercing: Nunca deixe outra pessoa tocar no seu piercing. Evite exercícios físicos por uma semana. Stress, má alimentação, doença, uso de drogas, cigarro e álcool podem atrapalhar a cicatrização. Evite batida, puxão ou atrito de qualquer gênero, cuidado com troca de roupa, atrito com a roupa de cama e a toalha ao enxugar a região. Não arranque a casquinha, Evite sauna, piscina, lagoa, mar e excesso de exposição ao sol durante 30 dias. Evite contato com fluído corporal principalmente se for de outra pesooa, como suor, sangue, saliva e etc. não utilize na região do piercing qualquer tipo de cosmético, descolorante de pelos, perfumes e roupa de cama suja, etc. Evite carne de porco, frutos do mar, ovo, fritura e chocolate, pimenta e alimentos ácidos durante 15 dias.

Infecções e inflamações são raras, porém pode ocorrer devido a maus tratos. Tenha paciência. Lembre-se, pessoas são diferentes, temos organismos diferentes, assim como hábitos alimentares, por isso o período de cicatrização pode mudar de pessoa para pessoa. Qualquer dúvida entre em contato conosco. Uma boa cicatrização só depende de você.

Tempo estimado para cicatrização do seu Piercing:

Umbigo: 1 ano
Sombrancelha: 6meses
Cartilagem orelha e nariz: 3 meses a 1 ano
Lóbulo da orelha, septo nasal: 2 meses
Língua: 2 meses
Lábio e queixo: 2 meses
Bochecha: 3 meses
Mamilo: 6meses a 1 ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.