aipim

Afastando ratos

sexta-feira, 1 de abril de 2011

bombons caseiros TEJAS

Ontem assistindo o discovery travel passava um documentario sobre tejas.....mas o que são?


As "Tejas" são doces tipicamente peruanos, encontrados em todos os lados em Lima(peru).
Originalmente são cobertos com "glacê" e recheados com doce de leite com castanhas ou nozes e uma fina capa de limão ou laranja.
Atualmente, além dos originais, existe a variaçao chamada de "Chocotejas", com o mesmo tipo de recheio porém cobertos com chocolate.
Se comparamos as "tejas" com os doces brasileiros, podiamos dizer que são uma espécie de bombom de nozes, tanto os que tem cobertura de glacê como os de chocolate. 

As famosas "tejas" surgiram na cidade de Ica, criados por uma senhora chamada Helena, que era uma quituteira de mão cheia.
Dona Helena elaborava os doces para a família e os amigos. Todos que provavam a delícia ficavam maravilhados e perguntavam a D. Helena porque ela não comercializava suas "tejas". Aos poucos Dona Helena começou a vender seus doces super doces em Ica...um tempo depois se aventurou a vendê-los em Lima...hoje em dia a fábrica de doces Helena vende em todo o país e exporta para os Estados Unidos (Helena Chocolatier), sendo uma das empresas que mais crescem no país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.