aipim

Afastando ratos

segunda-feira, 2 de maio de 2011

casca de laranja

O chá de casca de laranja, além de calmante natural, ajuda nas cólicas menstruais e é digestivo.

Faz-se da forma mais simples: coloca água para ferver, junta a casca de meia laranja, deixa ferver um minuto, retira, coa e bebe com ou sem açúcar.É muito aromático.

Se estiver com dores de cabeça, coloque cascas de laranja, com a parte branca "colada" à testa, por períodos não superiores a dez minutos, amarradas com um pano húmido (água fresca).Dá um enorme alívio .

Com as cascas, pode também aromatizar calda de açúcar para enxaropar os bolos:um bolo simples, fica delicioso, bem molhadinho com esta calda.

Se as deixar secar, coloque-as dentro se bolsas de gaze, dentro dos armários da roupa, para aromatizar e ajudar a espantar as traças.

As cascas secas, podem também ser colocadas dentro de um pote onde guarde açúcar para confeccionar bolos: fica aromatizado "na origem".

Se o consumo de laranjas é superior aos gastos, lave-as sempre antes de consumir, retire as cascas finas e congele.Terá sempre cascas prontas para o tal chá ou para as caldas.

Mas atenção: isto tudo só é válido, se as laranjas não tiverem levado aquele tratamento nas cascas, que lhes dá brilho!!! Se levaram, deite as cascas fora, porque irão dar um sabor a mofo a qualquer preparação culinária em que entrem.

O licor de laranja a que se referiram, eu faço de uma forma ligeiramente diferente: num pote de vidro com tampa, coloco uma laranja inteira, que furei em vários pontos com um garfo, mais as cascas de duas, cortadas finas (sem parte branca); uma colher de sopa de grãos de café; meio quilo de açúcar e meio litro de aguardente.Mexo bem, para começar a dissolver o açúcar, tapo e deixo em local escuro 45 dias, mexendo de vez em quando.
No final desse tempo, coo o líquido num saco de pano, espremendo a laranja,filtro por filtros de papel e guardo em garrafa escaldada.
É delicioso, este licor.
Como disse anteriormente, só o faço com laranjas "de quintal", sem glicerinas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.