aipim

Afastando ratos

sexta-feira, 6 de maio de 2011

falta de vitamina D


Muito se fala em vitamina D, ou a vitamina do Sol. Essa tal vitamina ajuda a aumentar a força dos ossos prevenindo fraturas, é fundamental para redução dos níveis de estrogênio na menopausa evitando a osteoporose, colabora no desempenho de músculos, nervos, coagulação do sangue, crescimento celular e utilização de energia.

 Sua função em nosso corpo é colaborar na absorção do cálcio e do fósforo no intestino grosso.

Novos estudos apontam ainda que a vitamina também é importante no combate ao stress, na síntese da melanina e na diferenciação das células da pele e sangue. Porém, cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo apresentam níveis baixos de vitamina D1. Em nosso país 99,3% da população ingerem a vitamina em níveis abaixo dos recomendados.

Sempre relacionada ao sol, nem sempre se consegue níveis suficientes de vitamina D através da exposição aos seus raios. "As maiores quantidades de vitamina D são obtidas pela exposição da pele aos raios solares, mas há vários fatores que influenciam a capacidade de produção de vitamina D pela pele", explica a Dra. Vera Szejnfeld, professora Adjunta da Disciplina de Reumatologia da UNIFESP e coordenadora do Setor de Osteometabolismo da Disciplina de Reumatologia.

A conclusão surgiu frente a um estudo realizado pela USP, onde foi avaliada a prevalência de falta de vitamina D em voluntários saudáveis, com idade entre 18 e 90 anos. Ao final do inverno, o estudo constatou que o índice de deficiência de vitamina D foi de 77,4% e na segunda etapa do estudo, ao final do verão, caiu para 37%.

A ingestão adequada de vitamina D segue a linha da opção pelo consumo de peixes gordurosos e laticínios ou, ocasionalmente, por suplementação alimentar. São fontes naturais de vitamina D: óleos de fígado de peixe e os peixes de água salgada, ovos, carne, leite, manteiga. O leite materno também possui vitamina D, mas em quantidade insuficiente para as necessidades infantis. Banhos de sol são importantes, mas em horários próprios e com a utilização de protetor solar.

Sintomas da deficiência de Vitamina D

Fraqueza muscular e crises de contrações musculares, como espasmos, seguidos de riscos de infecção, podem ser sinal de falta de vitamina D. Nas crianças os sintomas não são específicos, mas podem se manifestar com inquietação, irritabilidade, suor excessivo e redução do apetite. Em idosos, a falta de vitamina D pode contribuir para ossos quebradiços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.