aipim

Afastando ratos

segunda-feira, 2 de maio de 2011

chas 2

O chá é uma bebida feita a partir de folhas, flores, sementes, cascas, raízes ou frutos de uma planta.
A quantidade de chás à nossa disposição é imensa e existem para todos os gostos. Também as suas propriedades são as mais variadas: refrescantes, estimulantes, desinfectantes, diuréticas, expectorantes, digestivas, calmantes, tónicas, anti-espasmódica, antisséptica, adstringentes, febrífugas, etc.
As infusões são fáceis de preparar, económicas, muito raramente apresentam efeitos secundários ou contra-indicações e geralmente podem ser tomadas por qualquer pessoa, o que as torna em excelentes remédios naturais.


Hipericão ou erva-de-São-João
Tem efeitos antidepressivos, laxantes, diuréticos e antiespamódicos. Reforça os vasos sanguíneos, estimula a digestão e é um soporífero ligeiro mas eficaz.
Em caso de constipação ou de infecções das vias respiratórias, beber 2-3 chávenas de um infuso de 15-30 g de flores secas num litro de água a ferver durante 10 minutos.

Hortelã-pimenta
Expectorante, tónica, digestiva, anti-espasmódica, estimulante, antisséptica. A hortelã expulsa gases, combate náuseas e vómitos nervosos. É ainda indicada para cálculos biliares, na lactação e em menstruações dolorosas. Ameniza calafrios, constipações, febre, vertigens, palpitações, reumatismo, cólera e cardiopatias.
Tomar à vontade infusões feitas com 1 colher (sopa) numa chávena de água.

Kombu
O chá de alga Kombu alcaliniza o sangue e torna-o mais forte, ajuda a eliminar do organismo gordura e proteína animal, acalma, torna o raciocínio mais límpido e é também eficaz nalguns tipos de insónias.
Limpa com um pano húmido um pedaço de alga Kombu com cerca de 7 centímetros. Coloca a alga num litro de água e deixa levantar fervura. Reduz a chama para o mínimo e deixa ferver em chama muito baixa (o tacho deve estar tapado com uma tampa) durante cerca de 15 minutos. Bebe uma chávena quente. Podes voltar a aquecer e bebe 2 ou 3 chávenas por dia.

Laranjeira
A tisana de flores de laranjeira relaxa o sistema nervoso e predispõe ao sono. Contra a insónia, podem tomar-se, antes de ir para a cama, 20g de flores ou folhas de laranjeira deixadas em infusão durante 10 minutos num litro de água a ferver.
Três chávenas por dia de 10 g de folhas de laranjeira em infusão durante 10 minutos num litro de água a ferver ajudam a acalmar as cefaleias, combatem as afecções cardíacas, têm virtudes digestivas, tranquilizantes e antiespasmódicas.
Contra a febre pode preparar-se a bebida da seguinte forma: pegar numa laranja cultivada biologicamente, cortá-la aos pedacinhos (com a casca). Deitar por cima das laranja cortada uma colher de açúcar e meio litro de água a ferver. Pisar ligeiramente e deixar macerar. A bebida deve ser bebida fria

Limão
O chá de casca de limão é desinfectante, anti-séptico e germicida. O limão elimina o ácido de úrico do organismo, e é por isso indicado para reumatismo, gota e arteriosclerose. Combate ainda a diarreia, constipações, alcaliniza o sangue e diminui a acidez do estômago.
Também é usado para fazer gargarejos.

Louro
As astenias (fraqueza) podem ser tratadas colocando em infusão durante 15 minutos em água a ferver 3 folhas de loureiro por chávena. A infusão deve ser bebida três vezes por dia longe das refeições.
Em caso de indigestão deixam-se durante 10 minutos 30 g de folhas frescas ou secas por cada litro de água. Deve beber-se uma chávena depois das refeições.
Para as dores menstruais aconselha-se uma infusão (10 minutos) de 20 g de folhas de loureiro num litro de água a ferver. Deve beber-se duas chávenas por dia desta bebida na semana precedente à data prevista para o início da menstruação.

Maçã seca
Chá refrescante, de acção adstringente, febrífuga e digestiva.
Ferve-se uma chávena de água com 4 a 6 pedaços de maçã. Deixa-se descansar alguns minutos e toma-se à vontade.

Malvaísco
A infusão é utilizada pelas suas propriedades laxativas. Deita-se uma colher de café de flores ou folhas secas numa chávena de água. Ferve-se durante 1 minuto. Deixar em infusão 10 minutos.

Morangueiro
O chá de folhas tenras de morangueiro é agradável e refrescante. As folhas contêm substâncias tónicas, mucilagens e sais de potássio.

Murtinheira
Em caso de tosse ou meteorismo fazer uma infusão de 1 colher de café de folhas de murtinheira em 2,5 dl de água a ferver e beber 2-3 chávenas por dia. A mesma infusão pode ser utilizada para uso externo, no tratamento de eczemas.

Papoila
A planta possui um efeito sedativo, ajuda a eliminar a ansiedade e o nervosismo, sendo comummente utilizada por aqueles que se queixam de dificuldades em adormcer e pelos que sofrem de dores de cabeça.
Beber antes das refeições uma infusão à base de pétalas secas de papoila. Colocar cerca de 25g de papoila num litro de água a ferver e apaga o lume, deixando repousar durante 30 minutos.

Preto
É quase tão eficiente na redução dos níveis de colesterol no sangue quanto os remédios químicos. Facilita a digestão, diminui a fadiga e desperta a mente. O chá preto diminui a possibilidade de coagulação, responsável pelo aparecimento de arteriosclerose. Uma ou mais chávenas diariamente diminuem o risco de sofrer ataque cardíaco.

Quebra-Pedra
É uma erva muito utilizada como dissolvente de cálculos renais e hepáticos. É fortificante, diurética e estomáquica. Utiliza-se ainda para inflamações da bexiga urinária, cólicas renais, diabetes e dores da bexiga e da próstata.
Tomar à vontade, fazendo infusões com 1 colher (sopa) por cada chávena de água.

Quelidónia
Em caso de dores gástricas, intestinais ou biliares, deitar uma colher de café de quelidónia cortada num litro de água a ferver. Deixar em infusão durante 10 minutos e beber 2-3 chávenas por dia. O infuso arrefecido pode ser usado para o tratamento das doenças da pele. No entanto, a quelidónia deve ser utilizada com prudência pois em doses excessivas pode dar lugar a intoxicações graves.

Rábano (ou Nabo, ou Rabanete)
É uma infusão diurética e alivia tornozelos e pés inchados.
Rala meia chávena de rábano, nabo ou rabanete. Coloca os vegetais numa gaze ou tecido poroso e espreme o sumo. Para duas colheres de sopa de sumo, adiciona seis colheres de sopa de água.
Deixa levantar fervura, reduz a chama e deixa borbulhar durante o máximo de um minuto.
No final, adiciona uma pitada de sal ou umas gotas de molho de soja.
Bebe este chá uma vez por dia ou dia sim, dia não durante não mais do que três dias seguidos.

Raiz de Lotus ou nelumbo
Indicada para distúrbios respiratórios e pulmonares. Ajuda na eliminação da nicotina do organismo, dissolve o muco do intestino.
O chá é preparado com 3 rodelas secas por cada copo de água, fervendo-se 20 minutos.

Sabugueiro
Em casos de constipações, tomar 3 chávenas por dia de chá das folhas do sabugueiro (20 gramas para 1 litro de água).

Sálvia
A infusão de sálvia é usada para gargarejos ou banhos para combater as inflamações, as hemorragias e as irritações da cavidade oral (por exemplo, aftas) e da faringe.
O chá desta planta é ainda estimulante, antiespamódico, antisudorífico (permite reduzir a transpiração) e é indicado em casos de perturbações gastrointestinais e biliares. É utilizado também nas perturbações nervosas (depressão, neurastenia, tremores) e no alívio das dores menstruais.
Pôr 1-2 colheres de folhas de sálvia em 250 ml de água. Aquecer com a chama no mínimo, filtrar e beber 2-3 chávenas por dia.

Sésamo
Bom para prisão de ventre, regulariza a menstruação, ajuda a escurecer o cabelo, melhora a visão e é útil em todo o tipo de problemas visuais.
Adiciona 1 chávena de água a ferver a 2 colheres de sopa de sementes de sésamo ligeiramente moídas, e cozinha durante 15 minutos. Bebe o líquido e come as sementes.

Tanchagem
Aconselhada em ardores de estômago, afecções das vias respiratórias, diarreia, parotidite, inflamações da boca e garganta, gengivas sangrentas e também anginas. É ainda uma planta tónica, febrífuga, adstringente e purificadora do sangue.
Usar 30g para 1 litro de água e beber 3 a 4 chávenas por dia. Para gargarejos usar 60g para 1 litro de água.

Tomilho 
Para estimular a actividade gástrica e combater os inchaços do estômago podem beber-se 2 chávenas por dia de chá de tomilho, na proporção de 25 g de planta seca por litro de água a ferver. Em caso de gripe beber 3 chávenas da mesma infusão. Esta infusão tem também propriedades anti-sépticas que a tornam idónea para a desinfecção de uma ferida superficial.
Uma infusão mais concentrada, com 50 g de tomilho por litro de água, alivia as dores menstruais agudas.

Verbena
A verbena é usada contra a febre, dores de estômago, dificuldades de digestão e dores reumáticas. É ainda uma planta sedativa e que estimula o apetite.

Verde
Originário da China e do Japão, é também conhecido como o chá dos três anos ou ban-chá.
É digestivo, rico em sais minerais e alivia nas inflamações em geral. Previne a formação de pedras na vesícula e nos rins, além de normalizar a função da tiróide e de regenerar a pele. Os polifenóis, abundantes no chá verde, são uma protecção contra vários tipos de cancro e o tanino protege a parede do intestino e ataca bactérias nocivas
A dose a utilizar é 1 colher (sopa) para cada chávena de agua. Tomar meia chávena após as refeições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.