aipim

Afastando ratos

segunda-feira, 2 de maio de 2011

chas beneficios vc sabia?

Você sabia que...

- o chá preto toma normalmente o nome da região de origem; assim, se você ver um chá chamado por exemplo: Darjeeling, Assam, Ceilão (entre outros), saiba que é apenas, chá preto.

- no chá verde, a oxidação é parada pela aplicação de calor (quer por vapor, um método tradicional japonês, ou por mergulhar em bandejas quentes - o método tradicional chinês).

- a maioria dos chás verdes, contudo, mantiveram o seu nome em japonês ou chinês tradicional: Genmaicha, Houjicha, Pouchong, etc.

- o tradicional chá inglês Earl Grey é geralmente uma mistura de chás pretos, com adição de essência do fruto tropical bergamota (tangerina).

Uma xícara de chá possui aproximadamente metade da cafeína que normalmente é encontrada em uma xícara de café.

As combinações naturais do chá podem prevenir o câncer e doenças do coração (antioxidantes ou flavonoides).

Mais de 30 nações produzem chás para consumo e exportação nos cinco continentes.



... E AS DEMAIS FOLHAS QUE FAZEMOS CHÁS?

Os demais, são os chamados "chás medicinais" a base de folhas de plantas com propriedades sedativas ou curativas. Neste caso, nem todos tem um sabor ou aroma tão agradável quanto o esperado.

Acredita-se que não é conveniente o consumo do chá durante as refeições, em função da presença de taninos, que podem atrapalhar a absorção de alguns nutrientes pelo organismo.

PREPARO DOS CHÁS

Os chás não devem ser fervidos para que não haja a perda de suas substâncias voláteis.

Portanto, é necessário ferver a água e colocar as folhas de forma que descansem em infusão, abafando o recipiente por alguns minutos.

Chás gelados também são bastante apreciados.  Você pode fazer maravilhas com algumas receitas envolvendo frutas.  Basta batê-los no liquidificador.  Utiliza-se como base o chá preto ou a erva-mate.  São refrescantes para os dias e noites de calor e agradáveis ao paladar.



CHÁS E SUAS FINALIDADES MEDICINAIS

 Os chás em sua maioria possuem efeitos medicinais.  Na verdade, muitos deles ainda desconhecidos.  Alguns aliviam dores (estômago, dores de cabeça, enxaquecas...).  Outros auxiliam no melhor funcionamento do organismo (digestão, azia, fígado...).

Como mencionado, atribui-se a cada dia que passa, através de estudos, novas descobertas favoráveis para os chás.

Muitos destes efeitos ainda não são completamente comprovados pela medicina.

O consumo elevado de chás pode ser prejudicial à flora intestinal porque acaba não ocorrendo o processo fisiológico normal.  O organismo tem várias etapas a serem cumpridas durante as atividades de seus órgãos.  A partir do momento que você exagera sem orientação médica no consumo (para emagrecimento, ou por problemas intestinais, por exemplo), você interrompe o processo normal destes órgãos.  É como se você estivesse utilizando um atalho para o trabalho de seus órgãos.  Com o uso prolongado poderá não produzir o efeito.  O ideal neste caso, é desenvolver uma alimentação de forma saudável.

Os chás NÃO CONTÉM CALORIAS.

CURIOSIDADES SOBRE O CHÁ

- China e Índia são os maiores produtores mundiais atualmente;

- as folhas ficam progressivamente escuras, assim que a clorofila se quebra.

- o processo seguinte no processamento é parar o processo de oxidação num estado predeterminado removendo a água das folhas via aquecimento.



- existem chás com especiarias, tais como o gengibre, o cardamomo, a canela, a pimenta preta, o cravo-da-Índia, a folha da baía indiana e por vezes a noz-moscada; são comuns no sul da Ásia e no Médio Oriente.

- o chá Touareg é chá verde forte com Nana hortelã, preparado nas áreas desérticas do norte de África e Médio Oriente.

- o Jagertee é chá com adição de rum.

- todos os tipos são vendidos como "chás" pura e simplesmente; quando são de uma única variedade, ou "misturas" (blends).

- é comum o uso de chá verde em experimentos contra o câncer, e do chá preto em pesquisas contra a hipertensão sangüínea; ambos os tipos possuem praticamente as mesmas substâncias, porém em concentrações muito diferentes devido aos processos de preparação.

- chás aromatizados são aqueles que, independentemente do tratamento pelo qual tenham passado, podem receber a adição de outras folhas, frutas secas ou flores, cujo sabor se mistura com o seu.

- as folhas da "flor de hibiscos", de cor avermelhada (aquelas que encontramos em todos os jardins) por exemplo, são a base de todos aqueles chás que conhecemos como sendo de "frutas vermelhas" (morango, framboesa, cereja, frutas silvestres...).  Neste caso, são adicionadas frutas secas para dar o sabor; o hibisco confere parte do sabor herbáceo e a cor.

- o chá de hibiscos puro, é o tradicional chá egípcio Karkadêh; pode ser tomado quente ou frio e possui um sabor azedinho ao iniciar e doce ao seu término.

- todos os tipos de chá são ricos em teanina e saponinas, e quando ministrados em excesso podem causar danos ao organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.